quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PARNASIANISMO NO BRASIL


O movimento parnasiano teve grande importância no brasil,não apenas pelo elevado número de poetas mas também pela sua extensão de sua influência.Seus princípios doutrinários dominaram por muito tempo a vida literária do país.Entre 1870 e 1880 assistiu-se no Brasil à liquidação do romantismo,submetido a uma crítica severa por parte das gerações emergentes,insatisfeitas com sua estética e em busca de novas formas de arte,inspiradas nos ideais positivistas e realistas no momento.

dessa maneira,a década de 1880 abriu-se para poesia científica,a socialista e realista.O parnasianismo brasileiro, a despeito da grande influência que recebeu do parnasianismo francês, não é uma exata reprodução dele, pois não obedece à mesma preocupação de objetividade, de cientificismo e de descrições realistas. Foge do sentimentalismo romântico, mas não exclui o subjetivismo.

A partir de 1890, simbolismo começou a superar o parnasianismo.Em contato com o simbolismo,o parnasianismo deu lugar,nas duas primeiras décadas do século XX,a uma poesia sincretista e de transição.

Nenhum comentário: